Detalhes do curso de Enfermagem

Grau Atribuído

Licenciatura

Duração

5 Ano(s)

Objetivos Gerais do Curso

Formar um Enfermeiro com perfil humanista, crítico e reflexivo, com foco em uma formação generalista e qualificado para o exercício profissional, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, atuando com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania na promoção da saúde integral do ser humano.

Objectivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Dotar os recém-licenciados das seguintes competências gerais que lhes permitam: •Prestar cuidados de saúde aos cidadãos, mantendo sempre o seu comprometimento com a ética e o bem estar dos individuos e/ou comunidades cuidadas; •Desenvolver um sólido conjunto de competências/conhecimentos e habilidades que lhes garantam a máxima qualidade na execução dos cuidados de enfermagem que prestam; •Dar resposta às necessidades da comunidade quer relativamente aos cuidados físicos, quer psicológicos, sociais ou espirituais, garantindo, deste modo, o respeito pela visão holísitca do outro. Em termos específicos, pretende-se preparar os estudantes, futuros profissionais para: •Avaliar e implementar cuidados de enfermagem a indivíduos, famílias e comunidades com vista a promover a saúde, prevenir a doença, colaborar no tratamento, cuidar e reabilitar em situação de doença. •Promover a saúde das comunidades através da colaboração com outros técnicos para a criação de ambientes seguros e melhorar a saúde das populações. •Envolverem-se na promoção de princípios éticos de forma a promover o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e a aceitação da diversidade sociocultural, através de intervenções centradas numa relação de cuidar e de defesa do utente. •Negociar e adaptar os sistemas de saúde às populações e ambientes. •Praticar uma relação de cuidar através da autoconsciência, pelo desenvolvimento de relações de respeito, de comunicação eficaz, integrando a influência da experiência humana individual de saúde, doença e cura. •Exercer a prática de enfermagem orientada pela teoria, integrando a investigação e os princípios éticos. •Gerir recursos humanos, técnicos e materiais para promover cuidados de enfermagem e de saúde de qualidade. •Participar no desenvolvimento de investigação de enfermagem e na aplicação dos seus resultados, para o melhoramento dos cuidados de saúde. •Desenvolver as capacidades de auto-formação e de auto-actualização para manter a qualidade da prática, o desenvolvimento da profissão e a formação de novos profissionais.

Regime de Estudo

presencial Diurno

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Após concluir o Curso de Graduação em Enfermagem, o enfermeiro licenciado tem a possibilidade de continuar a sua formação acadêmica e profissional em outras instituições de ensino superior de Enfermagem, que oferecem cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. O Programa de Pós-graduação em Enfermagem stricto sensu, nível de Mestrado e Doutoramento, inclui as seguintes linhas de pesquisa: Prevenção e controle de agravos à saúde; Planeamento, organização e gestão de serviços de saúde e de Enfermagem; Cuidar em saúde e em Enfermagem e Ensino e prática da Enfermagem. Ao nível lato sensu são oferecidos os seguintes cursos de especialização: Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Hospitalar, Saúde da Família e de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde/Enfermagem além de Aprimoramento Docente.

Condições de Acesso e Ingresso

Poderão inscrever-se na Licenciatura em Enfermagem os candidatos que tenham concluído o ensino secundário e tenham sido aprovados em curso de preparação para acesso ao ensino superior ou em exame de acesso a efetuar pela ESPO. O exame de acesso consistirá na realização de provas em Língua Portuguesa e Biologia, cobrindo o conteúdo programático definido especificamente pela ESPO na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário, onde os candidatos deverão ter nota igual ou superior a 10 valores na escala de 0 a 20.

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Não aplicável

Enquadramento Legal da Qualificação

legislação de relevo no enquadramento da qualificação

Saídas Profissionais

Os enfermeiros que possuem bacharelado estarão aptos a exercer a profissão de Enfermagem, atuando na proteção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de doenças. Trabalhando em conjunto com outros especialistas, tais como psicólogos, médicos, nutricionistas, entre outros, em hospitais, clínicas, postos de saúde etc. O Licenciado em Enfermagem terá as capacitações para fornecer aulas teóricas em cursos técnicos, sejam eles de nível médio ou cursos presentes em escolas profissionalizantes para a formação de assistentes de enfermagem. Assim como poderá exercer a profissão como ela está regulamentada. Ou seja, ele terá tanto o exercício assistencial de enfermagem, presentes nos assinalados campos de atuação, como também o de educador, promovendo pesquisas e didáticas para a formação de novos profissionais.

Regras de Avaliação e Classificação

O sistema de avaliação segue as normas gerais do ensino de graduação da UMN em vigor. O desempenho e aproveitamento académico é verificado por disciplina, abrangendo os aspetos de assiduidade. Assim, é considerado aprovado o aluno que alcançar 85% de assiduidade nas disciplinas e obtiver entre 10 e 20 valores. A apuração do resultado em cada disciplina é realizada por meio de provas escritas parcelares e finais, no total de 20 valores para cada disciplina.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter a certificação o aluno deverá estar habilitado em todas as disciplinas do curso, obter nota de aprovação do Exame de Qualificação (para o BACHARELATO) e/ou do Trabalho de Fim de Curso – TFC, possuir atestado de conclusão de estágio, conter horas de atividades complementares e outorgar grau com cerimônia organizada pela ESPO para o recebimento da certificação. O grau ofertado ao estudante que concluir o curso será o de LICENCIADO em Enfermagem.

Plano de Estudos
Enfermagem
Calendário
1º Semestre
Data de início: 06-10-2025
Data de fim: 27-01-2026
2º Semestre
Data de início: 09-03-2026
Data de fim: 31-07-2026

Grelha curricular do Curso de Licenciatura em Enfermagem

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano